A capacidade operacional de uma rede de dados wireless vem aumentando a cada dia. Com a melhoria nos roteadores e repetidores, as redes wireless estão atingindo altas frequências de transmissão de dados (Ainda não estão iguais aos transmitidos via UTP). 

Geralmente utilizadas na LAN (Local Area Network) INDOR, por seu sinal expandir em uma aplitude aberta, as redes wireless ganharam uma melhoria significativa com a tecnologia MIMO (Falarei dela em outro post) que possibilita a transição transparente de um dispositivo entre access points da mesma rede.

Instalamos recentemente um router TPLink em um cliente que havia refeito sua rede wireless, e tinha muita falha de conexão Cliente – Servidor, a impressora constantemente se desconectava do roteador, e a saída par internet era lenta. A substituição do roteador, com as configurações adequadas, possibilitou uma melhora significativa na conexão de internet, a criação de redes segmentadas para acesso ao servidor, visitantes e impressão.

Concluímos que a rede 5G para os dispositivos atuais é a mais indicada para ambientes pequenos e com grande tráfego de pacotes de dados na rede. Pois é um canal com maior amplitude de sinal aumentando a capacidade de transferência de dados na rede LAN.