Fuga do Concreto

professional-photo-retoucher-working-on-project-in-2022-03-14-14-24-54-utc-min.jpg

Segundamos comemorando ele, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração foi criada nesta data, mas em 1972, para relembrar geral sobre a necessidade de preservar a fauna e a flora do meu, o seu e o nosso planeta Terra. Seu objetivo era de também reforçar que cada pessoa poderia fazer sua parte, apoiando projetos que incentivem a conservação ambiental ou, pelo menos, parando de jogar lixo no chão. 

(RE)CONSTRUÇÃO CIVIL 
Como contamos ali em cima hoje é dia de falar dele, o meio ambiente e de pensar em formas de conservá-lo. Especificamente vamos mostrar como a reciclagem está chegando à construção civil, área que mais consome matéria-prima globalmente. Só para se ter uma ideia, ela é responsável por 5% das emissões de gases poluentes. No Brasil, a estimativa é de que até 70% dos resíduos sólidos urbanos sejam provenientes de demolição ou restos dessas atividades.  

Agora, cresce o movimento de empresas, engenheiros civis e arquitetos que buscam materiais que possam ser reaproveitados. Até mesmo cidades inteiras já são vislumbradas com materiais assim, mas o caminho até lá ainda apresenta vários obstáculos.  É muito fácil demolir um prédio, mas madeira, concreto e aço viram um amontoado de descartes. No entanto, em alguns lugares o rolê é diferente: na cidade de Portland (EUA), por exemplo, desde 2016 é obrigatório desmontar prédios e residências construídos antes de 1940. Ou seja, a ideia é salvar o máximo possível de material. Outras cidades norte-americanas também seguiram o mesmo modelo. 

PARAFUSO DE VALOR 
O maior problema da tal desconstrução é que praticamente nenhuma edificação foi feita com esse pensamento. Por enquanto, sensores do tipo Lidar estão sendo utilizados para tentar mapear a melhor forma de desmontagem, até porque esse processo costuma ser mais longo do que a demolição em si.  Por isso, tem surgido uma movimentação para que os novos prédios sejam construídos já com o vislumbre de seu fim. Nisso, madeira e aço, facilmente reutilizáveis, ganham destaque sobre concreto e drywall, que dificilmente podem ser aproveitados mais de uma vez. Também brilham os conectores removíveis, como parafusos e fixadores mecânicos, em detrimento de pregos ou outros itens difíceis de desencaixar.

DO LIXO AO LUXO 
E sabe o que é mais legal? As casas “recicladas” costumam ser muito mais modernas do que imaginamos. Como elas surgem com um foco na sustentabilidade, normalmente são projetadas com tecnologias bem impressionantes. Essas edificações costumam valorizar a luz natural e o fluxo de ar, têm painéis solares de energia e são equipadas com sistemas de captação de água. 

Outros projetos buscam gerar soluções baratas: casas feitas com fraldas recicladas, poderiam tanto aliviar o descarte desse material em aterros quanto desafogar a fila de famílias em busca de moradias acessíveis em países populosos e em desenvolvimento, como a Indonésia e a Índia.

CASA DE PLÁSTICO 
O conceito de casa ecofriendly está fortemente presente nas tiny houses, ou seja, pequenas construções que, inclusive, podem ser transportadas de um lugar para outro. É o ser humano voltando às suas raízes nômades, mas com mais estilo, segurança, tecnologia e comodidade. A ideia é que as construções sejam o mais autossustentáveis possíveis e necessitem do mínimo de manutenção. 

Também chama a atenção o barateamento do processo construtivo. A startup californiana Azure, por exemplo, imprime casas em 3D utilizando um polímero plástico reciclado – material que costuma ser o mais difícil de reaproveitar. Além de 30% mais em conta que a construção tradicional, o prazo para entrega pode ser até 70% menor.

FALTA ELA, A UNIÃO
Projetos de cidades sustentáveis estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Neles figuram várias das lógicas arquitetônicas de casas recicladas ou sustentáveis. Assim esse seria um caminho para unir as forças entre o público, privado e a população para que essas ideias sejam colocadas em prática. O que faltam são justamente os incentivos para que a mudança do status quo aconteça.

MILHAS E MILHAS 
O PicPay e o Smiles, programa de fidelidade da Gol, uniram forças para que as pessoas possam adquirir milhas para resgate de passagens aéreas. Ao realizar pagamentos utilizando o saldo em carteira ou crédito parcelado, os consumidores recebem uma milha a cada R$ 2 gastos, ou R$ 4 para pagamentos à vista.  Aqueles que ainda não são membros do programa Smiles receberão um bônus adicional de 40% em milhas ao aderir a essa parceria. A oferta estará disponível até o dia 31 de junho, sendo necessário apenas possuir uma conta ativa no PicPay para participar do programa Smiles. Falamos inclusive na semana passada como esse tipo de benefício vem ganhando a atenção da turma brasileira desde a pandemia.

ACEITANDO AS RESPONSABILIDADES 
Segundo um levantamento global realizado pela KPMG, 86% das 100 maiores empresas brasileiras reportaram questões relacionadas à ESG. A maioria delas (90%) divulgou metas para descarbonização, superando a média de 72% na América Latina.  O estudo também revelou que 65 dessas corporações incluíram análises de risco relacionadas às mudanças climáticas em 2022, um aumento de 19% em relação a 2020. Muita coisa efetiva ainda precisa ser feita, mas está aí um baita avanço.

QUEM PROCURA AICHA 
O LinkedIn está usando IA para melhorar a comunicação entre recrutadores e usuários. Essa nova ferramenta permite aos profissionais personalizarem suas mensagens com maior precisão, resultando em um aumento de até 40% nas taxas de aceitação dos candidatos.   A IA analisa o perfil da galera que está em busca de um trampo e gera mensagens personalizadas em um piscar de olhos, incluindo atributos específicos, como experiência profissional e detalhes relacionados às vagas. A plataforma ainda introduziu recursos, como a adição de uma seção de valores para empresas, pesquisa aprimorada de habilidades e o recurso “levante a mão” no LinkedIn Learning. 

JUNTO E ORGANIZADO 
O Google Wallet lançou recursos que permitem converter fotos em cartões virtuais. De acordo com a empresa, vai rolar suporte para cartões de crédito, além de documentos como carteira de motorista e de planos de saúde. A ideia é expandir a funcionalidade para mais de 40 países ao longo do ano. O app de Mensagens do Google também deve liberar a realização de check-in em voos e viagens de trem sem precisar sair do aplicativo. No aguardo da novidade em terras canarinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso Blog

Nossas dicas e soluções em serviços de tecnologia

Se Arrependimento Matasse… 

A história dos joguinhos de videogame é composta por pequenos grandes momentos e hoje celebramos um deles. Nesta data, mas em 1984, o engenheiro de computação

Leia »

Fuga do Concreto

Segundamos comemorando ele, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração foi criada nesta data, mas em 1972, para relembrar geral sobre a necessidade de

Leia »

Potinho de Milagre

19 de maio, Sexta  Acordamos querendo indicar este vídeo sobre vocalização animal, para comentar dois fatos: 1) os bichos se conversam muito mais do que imaginamos; 2) fazer pesquisa envolve muita criatividade, mão de obra e planilhas. 

Leia »

Consulta Gratuita

Entre em contato conosco para uma consulta gratuita de TI

Fale com um de nossos especialistas em TI, e receba sem custos um checkup geral da sua Infraestrutura.

Dicas para um contato perfeito

01

A escuta ativa, seguida de um esclarecimento de dúvidas, garante um entendimento completo.

02

Forneça instruções ou assistência claras e consisas para resolver o problema da maneira mais eficiente possível.

03

Acompanhe continuamente para garantir que o problema seja totalmente resolvido e ofereça prontamente qualquer assistência adicional.